Apesar de vivermos rodeados de múltiplos ecrãs que difundem informação e entretenimento 24H por dia, estes meios não são substitutos nem os ideais para se ver cinema devido às elevadas perdas sensoriais em relação à mesma obra quando vista num cinema. Isto é, um filme, não é só um conjunto de imagens e sons, é toda uma experiência maior que a vida, um escape, que não cabe numa TV nem numa sala de estar aonde habita diariamente..
O melhor lugar para se ver Cinema é sempre num Cinema!
Simultanemente, o cinema não existe como experiência isolada e indiviual. O Cinema é uma experiência pessoal em comunidade, isto é, numa Sala de Cinema, em interacção colectiva com o restante público espectador.
O Cinema, deu origem à TV, à multimédia e a todo entretenimento de que beneficiamos hoje. Isto é, o Cinema é uma fonte massiva de entretenimento que deu origem a toda uma cadeia de valores (com repercurssões na industria musical, da moda e da electrónica de consumo) que se estenderam também ao domínio doméstico, e que nos permite hoje ver filmes e jogos sem sair de casa. Esta facilidade, serve-nos para recordar, que se queremos ver um filme da forma como o realizador idealizou que fosse visto, devemos fazer sempre o possível para ver os filmes num Cinema.
Os restantes meios, permitem-nos rever os filmes de que gostamos de ver no cinema, prolongando a sua vida útil, e, até chegando a outros possíveis espectadores que não tiveram a oportunidade de ver o filme aquando da sua estreia no cinema. Contudo, não são meios de substituição, nem visam tornarem-se em “cinemas”.